Manter os seguidores/fãs engajados com seu conteúdo nas mídias sociais não é uma tarefa relativamente fácil. É preciso buscar e colocar em prática alternativas assertivas para que esse conteúdo possa ser apresentado de forma que eles (fãs/seguidores) sintam-se mais atraídos pelas publicações que aparecerão na Newsfeed deles.

Podemos separar essa estratégia em 5 dicas que melhorarão (e muito) os resultados de seus clientes nas mídias sociais:

1 – Saiba identificar que tipo de público consome seu conteúdo: isso basicamente se resume em entender o que agrada ou não quem acompanha seus conteúdos. Publicar um número excessivo de posts por dia e em momentos aleatórios pode afastar os usuários dos seus canais. Por isso, o timing é muito importante e, para garantir que seu público veja suas publicações, é necessário familiarizar-se com os hábitos virtuais dele;

2 – Depois de identificar seu público: o regente dessa orquestra é exigente, então, é preciso fazer experimentos para reconhecer qual é o melhor horário em que o seu conteúdo será exibido e trará o maior índice de resultados satisfatórios. Publicar em diferentes momentos em cada canal pode ajudar, no panorama geral, a enxergar quais posts tiveram melhor engajamento;

3 – É preciso ter o feeling da coisa: depois de colocar o número 1 e 2 em prática, o 3 é uma junção de tudo isso que você, como profissional, terá que dominar muito bem. Para alcançar bons resultados, é importante que a pessoa responsável pelas postagens esteja por dentro dos momentos de mais acesso de cada canal a fim de alcançar seus usuários.

Facebook: audiência a partir das 9h, chegando ao topo às 15h;
Twitter: horário de pico de acessos é das 12h às 18h, de segunda a quinta-feira;
Instagram: segunda a sexta há bons acessos entre as 17h e 18h, e nos fins de semana, das 13h às 18h.

Lembrando que isso não é regra, mas um norte para se seguir quando a dica número 1 ainda não foi definida por completo.

4 – Coloque em evidência tudo o que posta: as hashtags são grandes aliadas das mídias sociais. Por meio delas é possível reunir as postagens sobre um mesmo assunto em uma só busca e, quando bem usadas, geram um relacionamento bem próximo com o público. Para não errar no uso das palavras-chaves, opte por hashtags que evidenciem os valores da empresa: isso causa identificação e ajuda a incentivar as pessoas a abraçarem sua causa;

5 – Monitorar, monitorar, monitorar: para que toda essa organização seja de fato eficiente, analisar as respostas dos usuários aos estímulos provocados pelas suas publicações o ajudará a compreender melhor como a sua marca está sendo percebida pelo público que pretende atingir. Isso também irá contribuir como um guia para as futuras ações da empresa, de acordo com os insights e o cenário que você mesmo criou no relacionamento marca/usuário.

No infográfico abaixo produzido pelo Hubspot, você descobre quais são os melhores horários para publicar nas principais redes sociais:

Infografia1socialok