Aconteceu em São Paulo, no escritório da empresa no Brasil, o workshop “Primeiros passos com publicidade no LinkedIn”.

Durante o evento, pudemos aprender mais sobre alguns elementos chave que contribuem diretamente para o conteúdo e engajamento das marcas na rede e, assim, gerar mais relevância e impacto nos mais de 100 mil profissionais que se inscrevem semanalmente no Brasil, e claro, os 433 milhões de usuários no mundo.

Basicamente, os três pilares que regem o conteúdo no LinkedIn são divididos em:

– Recrutamento;

– Vendas;

– Marketing.

De acordo com o segmento e business de cada marca, um desses três irá se adequar para que tudo o que é feito na plataforma possa gerar os resultados esperados.

Hoje o LinkedIn é a maior comunidade global de profissionais, e para que o atendimento seja assertivo, ele é dividido em duas vertentes:

Self-Service: para clientes que ainda não possuem R$ 15 mil mensais para investir no LinkedIn;

Corporativo: para clientes que possuem mais de R$ 15 mil por mês para investimento.

Dicas para que seu conteúdo possa ser visto por mais pessoas:

– Para segmentar seu público-alvo é necessário observar quantas pessoas serão impactadas por aquele conteúdo, e o ideal é que seja em torno de 300 mil usuários no LinkedIn. A plataforma garante que seu conteúdo será visto por 100% de seus seguidores, mesmo que o orçamento inicial seja pequeno ou totalmente orgânico;

– Mesmo no Brasil, o ideal é colocar a linguagem em inglês (nos anúncios), já que muitos usuários usam os perfis nos dois idiomas;

– Direcione o seu usuário para a ação desejada com um call-to-action claro;

– Os posts na plataforma devem ter entre 100 a 158 caracteres;

– Faça perguntas coerentes no início do post, assim o engajamento será maior;

– Tem muito conteúdo? Fragmente! Divida o seu conteúdo em cápsulas de informações;

– Não tem muito conteúdo? Faça o teste A/B, que nada mais é que reutilizar o mesmo post de diversas maneiras, só trocando uma palavra ou outra e sempre com uma nova imagem;

– Tenha sempre uma imagem, apresentação ou vídeo nos posts. As melhores plataformas são o Slideshare e o YouTube;

– Conecte o título e a descrição.

Quanto à frequência não existe um número ‘ideal’, mas de acordo com as pesquisas recentes feita pela Equipe do LinkedIn, as principais marcas na rede publicam em média de 30 a 40 posts por mês, cerca de 1 por dia. Claro que isso é apenas uma estimativa, mas que pode ser colocada em prática de acordo com a realidade e necessidade de cada cliente.

Outro dado interessante é que são necessárias 10 peças de conteúdo consumidas antes de uma decisão de compra ser tomada, e que para que isso de fato aconteça, é importante se mostrar presente para seu público alvo. Como? Mantendo ao menos entre 2 a 4 posts sempre ativos.

Não é o caminho das pedras, mas talvez possa ajudar:

O que compartilhar?

– Notícias da empresa;

– Conteúdo do blog;

– Notícias e pesquisas do setor;

– Estudos de caso;

– Webinars;

– Produtos e serviços.

Objetivo:

– Geração de leads;

– Conhecimento de marca;

– Liderança inovadora.

Métricas principais:

– Taxa de engajamento;

– Impressões;

– Leads ou conversões;

– Seguidores da Campany ou Showcase page.