Aconteceu em São Paulo, no escritório da empresa no Brasil, o workshop “Primeiros passos com publicidade no LinkedIn”.
Durante o evento, pudemos aprender mais sobre alguns elementos chave que contribuem diretamente para o conteúdo e engajamento das marcas na rede e, assim, gerar mais relevância e impacto nos mais de 100 mil profissionais que se inscrevem semanalmente no Brasil, e claro, os 433 milhões de usuários no mundo.
Basicamente, os três pilares que regem o conteúdo no LinkedIn são divididos em:
– Recrutamento;
– Vendas;
– Marketing.
De acordo com o segmento e business de cada marca, um desses três irá se adequar para que tudo o que é feito na plataforma possa gerar os resultados esperados.
Hoje o LinkedIn é a maior comunidade global de profissionais, e para que o atendimento seja assertivo, ele é dividido em duas vertentes:
– Self-Service: para clientes que ainda não possuem R$ 15 mil mensais para investir no LinkedIn;
– Corporativo: para clientes que possuem mais de R$ 15 mil por mês para investimento.
Dicas para que seu conteúdo possa ser visto por mais pessoas:
– Para segmentar seu público-alvo é necessário observar quantas pessoas serão impactadas por aquele conteúdo, e o ideal é que seja em torno de 300 mil usuários no LinkedIn. A plataforma garante que seu conteúdo será visto por 100% de seus seguidores, mesmo que o orçamento inicial seja pequeno ou totalmente orgânico;
– Mesmo no Brasil, o ideal é colocar a linguagem em inglês (nos anúncios), já que muitos usuários usam os perfis nos dois idiomas;
– Direcione o seu usuário para a ação desejada com um call-to-action claro;
– Os posts na plataforma devem ter entre 100 a 158 caracteres;
– Faça perguntas coerentes no início do post, assim o engajamento será maior;
– Tem muito conteúdo? Fragmente! Divida o seu conteúdo em cápsulas de informações;
– Não tem muito conteúdo? Faça o teste A/B, que nada mais é que reutilizar o mesmo post de diversas maneiras, só trocando uma palavra ou outra e sempre com uma nova imagem;
– Tenha sempre uma imagem, apresentação ou vídeo nos posts. As melhores plataformas são o Slideshare e o YouTube;
– Conecte o título e a descrição.
Quanto à frequência não existe um número ‘ideal’, mas de acordo com as pesquisas recentes feita pela Equipe do LinkedIn, as principais marcas na rede publicam em média de 30 a 40 posts por mês, cerca de 1 por dia. Claro que isso é apenas uma estimativa, mas que pode ser colocada em prática de acordo com a realidade e necessidade de cada cliente.
Outro dado interessante é que são necessárias 10 peças de conteúdo consumidas antes de uma decisão de compra ser tomada, e que para que isso de fato aconteça, é importante se mostrar presente para seu público alvo. Como? Mantendo ao menos entre 2 a 4 posts sempre ativos.
Não é o caminho das pedras, mas talvez possa ajudar:
O que compartilhar?
– Notícias da empresa;
– Conteúdo do blog;
– Notícias e pesquisas do setor;
– Estudos de caso;
– Webinars;
– Produtos e serviços.
Objetivo:
– Geração de leads;
– Conhecimento de marca;
– Liderança inovadora.
Métricas principais:
– Taxa de engajamento;
– Impressões;
– Leads ou conversões;
– Seguidores da Campany ou Showcase page.