O que as pessoas compartilham no Facebook e quais motivos as levam a fazer isso? Esta talvez seja uma das principais métricas para quem faz a gestão estratégica das mídias sociais. A dificuldade em ampliar o alcance dos posts está justamente no fato de entender por que as pessoas compartilham e quais são as mensagens e os formatos de conteúdo, digamos assim, mais compartilháveis na rede social.
Para tentar entender essa questão, a agência norte-americana Fractl elaborou o infográfico abaixo, com informações coletadas de mais de 200 usuários do Facebook.
Entre as principais descobertas, estão:
– Apenas 1 entre 10 entrevistados respondeu que a razão principal que o leva a compartilhar conteúdo é para “educar” sua rede, enquanto mais da metade (55%) disse que compartilha “conteúdo útil”;
– Mulheres compartilham mais conteúdo do que homens (26%);
– 40% dos entrevistados disseram que compartilham conteúdo para que sejam bem vistos pelos outros;
– 18% dos entrevistados compartilham posts mais que uma vez por dia;
– 90% disseram evitar compartilhar conteúdos com foco em política;
Confira a seguir outros resultados do estudo: