Mensurar os resultados nas mídias sociais não costuma ser uma tarefa das mais fáceis. A dúvida é sobre o que e como medir, principalmente no momento de fechar um relatório detalhado para o cliente.

A definição dos KPIs (Key Performance Indicators, em bom português, os principais indicadores de performance) é de extrema importância para determinar se os seus objetivos foram ou não alcançados. Dada a complexidade das mídias sociais, esse detalhamento prévio do que mensurar vai com certeza otimizar o tempo de análise e geração de relatórios de performance.

Métricas são fundamentais para entender não somente o comportamento dos usuários em cada canal, mas também para direcionar os esforços de marketing, principalmente no que se refere à publicidade online.

Nesta tabela produzida por Vilma Núñez (em espanhol), você encontra as principais métricas que devem ser observadas e avaliadas. Nossa dica é contar sempre com alguma ferramenta analítica (existem várias no mercado, gratuitas ou pagas – sugerimos a leitura deste artigo em inglês), que possa automatizar a coleta desses dados.

E lembre-se: cada marca e cada canal de mídia social conta com suas próprias métricas, por isso é importante determiná-las num planejamento prévio, antes mesmo de começar a medir seus resultados. Bom trabalho!

Métricas em mídias sociais: como mensurar de acordo com os seus objetivos?