“Conteúdo é rei”, já diria Bill Gates. Mas se ele é tão importante assim, como fazer para que ele realmente converta em vendas ou leads para a sua empresa?

Um bom marketing de conteúdo é, essencialmente, aquele que conversa com a sua audiência, ou melhor, que é relevante e único. Isso significa dizer que, entre outros fatores, ele precisa impactar seu público-alvo de maneira surpreendente, oferecendo valor aos leitores/usuários/consumidores, que cada vez mais selecionam o que querem ler/ouvir/assistir.

O pessoal da Bloomfire resumiu em um infográfico alguns pontos importantes para quem deseja fortalecer seu marketing de conteúdo, mas também separamos nossas dicas:

1. Comece escrevendo sobre sua estratégia de marketing de conteúdo. Reflita sobre a história da sua marca e escolha quais são os pontos estratégicos que deseja compartilhar com seu público-alvo.

2. Crie um calendário editorial. Isso facilita o planejamento de conteúdo e aprovação dele com o seu cliente. Lembre-se que consistência é a palavra-chave.

3. Defina metas de publicação de conteúdo. Você quer gerar leads? Tráfego para o seu site? Potencializar uma venda na sua loja virtual? Se estiver com seus objetivos bem definidos, ficará mais fácil mensurar o que deseja converter por meio do content marketing.

4. Estabeleça um calendário de publicação consistente. Quantas vezes você deve publicar? Isso vai depender de seus objetivos. A ideia é que você possa impactar a maior quantidade de pessoas possível com qualidade. Em média, de acordo com pesquisas da área, 15 posts de blog por mês são capazes de gerar mais de 1.200 novos leads.

5. Publique conteúdo relevante para o seu público-alvo e, o mais importante, pense em seu formato. Vídeos, em geral, chamam bastante atenção do público e o Facebook, por exemplo, tem ampliado o alcance desse formato. Que tal pensar em formatos alternativos, como webinars, ebooks ou eventos offline? Tudo isso será importante para alcançar consumidores em potencial para a sua marca.

Qual é o segredo do marketing de conteúdo?