O Google Meu Negócio (antigo Google Places) é uma maneira simples e, o melhor, gratuita, para que sua empresa apareça com certo destaque no Google.

Não confunda o Google Meu Negócio com o Google Adwords, que são os anúncios pagos do Google e que aparecem logo acima de cada resultado de busca. O Google Meu Negócio é um box com informações (imagem abaixo) que aparece tanto na Pesquisa Google quanto no Google Maps quando alguém busca pelo nome da sua empresa ou endereço ou palavras-chave relacionadas.

Aprenda a melhorar a presença da sua empresa no Google Meu Negócio

Além das informações básicas sobre endereço, telefone e site, a ferramenta facilita o contato de potenciais clientes e funciona como uma espécie de vitrine para sua empresa, uma vez que ela pode ser avaliada por eles. No entanto, para administrar esses comentários, respondendo cada um deles individualmente, é preciso criar uma conta e para isso basta ter um Gmail. Lembre-se que não acompanhar as avaliações e possíveis comentários  dos clientes e simplesmente não respondê-los é algo muito negativo para a imagem da sua marca/empresa, portanto, monitore-os sempre que possível. Para facilitar, além da versão desktop, o Google Meu Negócio tem um app para celular, tanto para Android quanto iOS.

Uma vez na ferramenta, um dos recursos mais úteis e interessantes é a aba Insights, que traz informações sobre como as pessoas procuraram por sua empresa no Google, quantas delas acessaram seu site após visualizar a ficha cadastral, quantas ligaram para a sua empresa ou visualizaram suas fotos. São informações importantes para deixar seu cadastro no Google Meu Negócio ainda mais profissional e, consequentemente, melhorar sua presença na Pesquisa Google.

Recentemente, o Google Meu Negócio lançou também a possibilidade de alguém entrar em contato com a sua empresa através de mensagem. O recurso aparece somente para quem procura por sua empresa em dispositivos móveis (celulares e tablets) e as mensagens são recebidas pelo aplicativo de mensagens do próprio Google, o Allo, também gratuito e disponível para Android e iOS. É uma outra forma de facilitar, agilizar e otimizar o contato dos clientes e potenciais clientes com a sua empresa.

Por meio do Google Meu Negócio também é possível criar postagens sobre a sua empresa, seja para divulgar um serviço, um produto ou um evento. De acordo com o Google, esse tipo de conteúdo potencializa as visualizações da ficha cadastral.

Para cadastrar sua empresa no Google Meu Negócio, é só clicar aqui.

Se você precisa de ajuda para fazer sua empresa aparecer melhor no Google, fale conosco.