Neste Dia Internacional da Mulher inúmeras são as mensagens de apoio, campanhas e posicionamento de marcas e pessoas em prol ao poder feminino. Porém, o dia a dia de quem é mulher no Brasil cai no esquecimento após o 8 de março.

O levantamento “Estatísticas de Gênero”, feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2016, mostrou que as mulheres são mais escolarizadas que os homens, no entanto, 60,9% dos cargos gerenciais (públicos ou privados) ainda são ocupados por eles.

Os números vão ainda mais longe. Segundo dados da Organização Mundial do Trabalho (OIT), a diferença entre gêneros no mercado de trabalho quase não diminuiu nos últimos 27 anos e, em 2018, a probabilidade de uma mulher trabalhar foi 26% inferior do que a de um homem, uma melhoria de apenas 1,9% com relação a 1991.

As estatísticas mostram que, apesar de ser exigido maior nível educacional das mulheres para obter cargos executivos, elas ainda ganham menos que os homens em igual posição. Essa conta se torna mais incompreensível quando descobrimos que, de acordo com o IBGE, as mulheres agregam maior valor às organizações ao apresentarem menos riscos do que homens quando ocupam posições de comando.

Essas pesquisas são uma prova científica do que as mulheres enfrentam no mercado de trabalho brasileiro. Embora estejamos muito bem representadas nas empresas, esses resultados mostram que ainda enfrentamos um processo lento para termos o reconhecimento merecido.

Por outro lado, já há empresas que trazem em seu DNA o ímpeto pela mudança. Na Midiatix, por exemplo,73% dos cargos são ocupados por mulheres. E sabemos que só chegamos até aqui por sermos um lugar onde o empoderamento feminino, o ambiente inclusivo e o respeito às capacidades individuais existem e são encorajados.

Desde o início das atividades da Midiatix temos o objetivo de ser este lugar onde a mulher tem o seu potencial reconhecido. Crescemos, contratamos mais pessoas, conquistamos mais clientes, e foi essa inclusão e diversidade que fez com que o nosso crescimento fosse mais consistente e tem nos ajudado a ter esse papel fundamental no mercado de comunicação.

‘’Para mim, é um presente liderar um time repleto de mulheres dedicadas, focadas, organizadas e objetivas. Uma equipe que usa toda a sua criatividade e irreverência sem deixar de lado o cuidado que é tão natural da alma feminina”, como destaca a nossa Gerente de Projetos, Ellen Trinanes.

 

Fontes: Agência Brasil; Compliance Comunicação; Folha de São Paulo

 

Texto por Marcella Adyr, Coordenadora de Tráfego e Conteúdo.

Revisão por Bárbara Medeiros, Analista de Inbound Marketing.

Arte por Nicoly Yoko, Trainee de Design.