Você conhece a plataforma de efeitos de câmera no Facebook? Através dela, é possível criar diversos tipos de frames, dos mais simples até experiências de realidade aumentada.

Os temas criados podem ser usados por qualquer pessoa no Facebook ao tirar uma foto através da própria câmera da rede social. Também podem virar molduras para serem usadas nas fotos de perfil. Neste último caso, tem sido muito comum vê-las sendo usadas pelas pessoas para demonstrar seu apoio a alguma causa social, como estes exemplos que foram criados aqui na Midiatix:

Como criar

Para criar seu próprio tema, siga este passo a passo:

1 – Acesse https://www.facebook.com/fbcameraeffects/home/. Esteja logado em sua conta no Facebook.

2 – Clique no botão Criar um tema no canto superior direito.

3 – Clique em Começar.

4 – Antes de fazer o upload da arte, selecione o Proprietário no canto superior direito, ou seja, a página ou perfil que assinará o tema.

5 – Arraste o tema para o espaço central ou clique em Carregar arte no canto superior esquerdo para visualizá-la. Lembre-se que, para melhor qualidade, a imagem deve ser em PNG.

6 – O tema precisa ser quadrado, na proporção 800 px por 800 px. Fica mais fácil depois para fazer ajustes se necessário.

7 – Normalmente, com o celular na horizontal, a imagem não preenche todo o espaço, sobrando margens à direita. Para resolver isso, é simples. Passe o mouse sobre a arte e você verá uma setinha. Ao clicar nela, desabilite a opção encolher na largura e encolher na altura.

8 – Clique em avançar.

9 – Na tela seguinte, crie um nome para o seu efeito, escolha uma localização, defina uma programação e coloque até 10 palavras-chave que tenham a ver com o seu tema (este item é muito importante porque são através dessas palavras-chave que as pessoas encontrarão seu tema no Facebook).

10 – Na tela seguinte, você verá um preview de como o seu tema ficará no celular.

11 – Depois clique em Publicar e aguarde a aprovação do Facebook. Essa aprovação costuma ser relativamente rápida (quando não for imediata). Importante: o tema não deve conter logotipos porque o intuito aqui é divulgar uma causa e não uma marca.

Após publicado, volte à página principal e clique em Gerenciar. No canto superior esquerdo escolha a página para a qual criou o tema e você verá se ele está em aprovação ou se já está ativo (aprovado). Clicando em cima da arte, é possível duplicá-la ou arquivá-la e ainda ativá-la ou desativá-la. Na própria arte você verá a quantidade de pessoas que usaram o tema.

Como divulgar o tema na sua página

Quando o tema estiver aprovado (e só se estiver aprovado, do contrário não será possível divulgá-lo), vá para a sua página e escolha Criar uma publicação com o seu tema, como mostra a imagem abaixo.


O tema aprovado já ficará visível e você pode escolher uma imagem para colocar na moldura, além do texto da publicação. Quando estiver pronto, clique em Publicar.

No rodapé da publicação aparecerá o avatar da sua página e a frase Atualize sua foto do perfil com este tema de “o nome da sua página”. Ao lado, o botão Experimentar. É assim que os seguidores da sua página poderão escolher o tema para colocar em suas fotos de perfil.

Pronto! O seu tema foi criado e já será usado pelas pessoas no Facebook!