O Scup, ferramenta de monitoramento de redes sociais, acaba de divulgar a 5a. edição do seu estudo “Horários Nobres das Redes Sociais”, que analisou a frequência e os horários de publicação em mídias sociais como Facebook, Twitter e Instagram.
Desenvolvido com base em 170.708.117 posts monitorados pela ferramenta em 2014, o estudo identificou o comportamento da audiência em cada canal social separado por dias das semana, horários e um comparativo entre essas duas variáveis.
Na análise desta edição, 50,7% dos posts analisados foram do Facebook, 46,1% do Twitter e 3,2% do Instagram. Os dados e análises apresentadas mostram o aumento de publicações no último ano e a tendência é que esse número continue crescendo. Em 2014, foram 97% mais posts nas redes sociais do que em 2013. Na última edição foram mais 86 milhões de posts analisados.
Facebook
Os dias que antecedem o final de semana não são mais o momento preferido para interagir na maior rede social do mundo. Nesta edição, quinta e sexta-feira perderam o posto para terça e quarta, responsáveis, cada uma, por 15,9% do volume de menções. O pico de menções também seguiu essa linha e foi na quarta-feira das 11h às 12h com 801.053 posts.
Twitter
Apesar do final de semana ter uma queda no volume de menções, o domingo a noite aparece como um dos momentos preferidos pra tweetar. Começando às 16h, horário dos jogos de futebol, o número de postagens cresce exponencialmente até as 23h. Na sexta-feira o movimento é contrário, afastando os usuário da rede social a partir das 19h.
Instagram
A rede social foi a que mais cresceu em número de postagem, com um volume de 235% a mais em comparação a 2013. O padrão da rede social de ser mais ativa nos finais de semana se mantém, com um pico de menções nas sextas, das 19h às 20h, com 45.151 menções.
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