O “almoço grátis” terminou. É assim que os profissionais de marketing digital definem a diminuição do alcance orgânico, ou seja, não pago, no Facebook.

O que temos notado, porém, é que esse alcance orgânico varia muito de página para página. Mais ainda, de público para público. Em determinada página que administramos, já conseguimos impactar, com apenas uma publicação, mais de 45 mil usuários sem investir um real sequer. Em outras páginas, o alcance pago influencia o alcance orgânico, melhorando-o; em outras ainda, o alcance pago é definitivamente maior que o alcance orgânico. Enfim, é preciso analisar caso a caso, criando estratégias consistentes de conteúdo.

De acordo com pesquisa recente da Ogilvy, o alcance orgânico no Facebook diminuiu 6% de outubro de 2013 até hoje. Existem alguns motivos para isso:

– Mais e mais marcas vêm competindo por espaço na rede social. Citando um exemplo concreto, páginas que administramos para usuários de Angola têm um alcance orgânico gigantesco quando comparadas a páginas dirigidas para o público brasileiro. É claro que vários fatores podem influenciar esse resultado, mas essencialmente, Angola tem uma penetração de internet infinitamente menor que o Brasil e, naquele país, ainda não há muitas marcas produzindo conteúdo relevante, ou seja, sobra mais espaço para as empresas compartilharem seus posts;

– O Facebook está “obrigando” as marcas a investirem em anúncios. Até certo ponto, isso é verdadeiro, uma vez que a rede social é um serviço gratuito que precisa se manter de alguma forma e, principalmente, comprovar resultados para seus investidores. Mas marcas que já têm forte apelo offline e muitos embaixadores fora do ambiente virtual tendem a se beneficiar da presença e atuação nos canais online. Investir ou não em anúncios no Facebook é uma decisão com muitas variáveis, mas deve ser incentivada quando há a necessidade de atingir públicos específicos e/ou aumentar a influência frente aos concorrentes.

O pessoal da QuickSprout elaborou um infográfico com algumas recomendações importantes para quem deseja melhorar o alcance orgânico das páginas que administra.

Nós também temos algumas recomendações:

1) Publique conteúdo relevante. Como não existe uma fórmula certa para produzir conteúdo para as mídias sociais, o primeiro passo é entender qual tipo de informação mais atrai o seu público. Considere sempre criar posts que têm potencial para gerar conversas (uma enquete, por exemplo) ou compartilhamentos (uma informação nova e inédita, por exemplo, um infográfico com dados sobre o seu segmento).

2) Diversifique o formato. No Facebook especificamente, vídeos têm amplo alcance orgânico. Links também costumam ter bom engajamento. O importante é variar suas publicações entre fotos, GIFs, vídeos, links e atualizações de status, e depois entender quais tiveram uma performance melhor.

3) Crie um calendário editorial, observando sempre em quais dias e horários você obteve uma resposta melhor em termos de envolvimento.

4) Acompanhe sempre o feedback negativo das publicações. Se muitos usuários ocultaram posts específicos ou até mesmo deixaram de curtir a página, tem alguma coisa MUITO errada com o seu conteúdo. É hora de repensar sua estratégia.

5) Não fale sozinho. Marcas precisam se mostrar transparentes com os consumidores e, para isso, é imprescindível que você responda todas as sugestões e reclamações, retirando principalmente destas últimas insights importantes para o seu negócio.