Em fevereiro, o Facebook estreou globalmente seu recurso “Reactions” (Reações), uma extensão do botão “Curtir” que oferece novas maneiras de compartilhar sentimentos na rede social.

Além do tradicional “Curtir”, os usuários podem expressar sua reação a um determinado post, escolhendo entre os emoticons “Amei, “Haha”, “Uau”, “Triste” e “Grr”. De acordo com o próprio Facebook, a intenção de criar o “Reactions” foi oferecer “mais maneiras de se expressar, capazes de ilustrar como nos sentimos, de forma fácil e rápida, no Feed de Notícias”.

Para as marcas, o novo recurso poderá ajudá-las a entender e a mensurar melhor suas estratégias de conteúdo. É claro que as tais reações não são (e nem devem ser) as únicas métricas que você precisa analisar em sua página, mas não dá para ignorar o fato de que o novo recurso amplia a percepção que os usuários têm de determinado post. Assim como é importante analisar o feedback negativo de cada publicação, não é possível ignorar que os mais recentes emoticons oferecem um indicativo mais claro sobre que tipo de conteúdo funciona ou não na página.

Aqui na Midiatix, escolhemos dar um peso para cada novo botão, a partir da mensagem de cada post. Se, por exemplo, postamos um vídeo fofo de uma criança gargalhando, os botões “Amei” e “Haha” acabam tendo mais peso que um simples “Curtir”. Assim, ao apresentar os resultados de envolvimento, destacamos no relatório os números relativos a esses botões.

Para ficar mais fácil mensurar esses dados, estamos utilizando uma ferramenta gratuita, Zoomsphere, que separa os números de cada reação, listando os resultados das últimas 17 publicações da página. A ferramenta é simples e requer que você esteja logado no Facebook. É possível escolher qualquer página que você seja o administrador. Ela otimiza o tempo de levantamento dos dados e, com certeza, o processo de geração de relatórios.

O vídeo abaixo é um bom exemplo de como as marcas estão se apropriando do novo recurso. Assista: