Um levantamento do início deste ano feito pela We Are Social com o Hootsuite mostrou que 40% da população global, ou seja, pouco mais de 3 bilhões de pessoas, já usam alguma rede social ativamente pelo menos uma vez por mês.
No Brasil, esse cenário é ainda mais otimista. Um estudo do IBGE mostrou que 92 milhões de brasileiros acessam o Facebook todos os dias e abrem o app, em média, seis vezes ao dia. Olhando esses dados, fica claro que agora a questão não é mais estar ou não na internet, mas sim, como fazer isso da melhor maneira. Vamos começar?
Nesse primeiro momento, é importante que você esteja atento às armadilhas para ter sucesso na gestão das redes sociais da sua empresa:
1- Participar de todas as mídias
Com certeza você já pensou nisso. Afinal, quanto mais a sua marca aparecer, melhor, certo? Errado.
Sua empresa deve estar presente onde o seu cliente está. Assim, o mais indicado é que você invista nas redes sociais mais acessadas pelo seu público alvo. Ou seja, se você vende bijuterias, é mais indicado que você tenha perfis no Instagram, Facebook e Pinterest do que no LinkedIn, por exemplo.
2- Focar apenas nas redes sociais
Assim como mirar em todas redes não é o melhor caminho, concentrar todos os seus esforços em uma única rede também não é o melhor negócio. Isso porque nenhuma delas é capaz de incluir de maneira simples e fácil informações que existiriam no seu site institucional, como horário de atendimento, atualização de produtos e textos informativos.
3 – Ignorar ou desabilitar comentários
O objetivo da rede social é criar uma comunicação direta com o seu público. Por isso, é imprescindível ser atencioso e disponível aos seus clientes, da mesma forma como seria o seu atendimento em uma loja física, inclusive quando houver críticas ao seu atendimento ou negócio.
4 – Falar sempre sobre os mesmos assuntos
Pense em todo o universo de assuntos que rodeiam o seu produto. Se você possui uma loja de roupas, por exemplo, além de fotos do “Look do Dia” e “Tendências”, você também pode falar de comportamento, música, maquiagem, acessórios…
Variando os seus conteúdos, você cria um relacionamento mais próximo com o seu público, e mantém o interesse da audiência em tudo o que você publica.
5 – O orgânico que me perdoe, mas patrocínio é fundamental
Cada vez mais empresas percebem todos os dias o poder das redes sociais. A boa notícia é que esse número crescente de pessoas acessando as redes podem aumentar ainda mais as suas vendas, mas também significa maior concorrência.
E, para garantir a visibilidade do seu negócio e das suas publicações, investir em mídia e patrocínio das suas publicações é uma ótima estratégia para garantir a visualização e participação do seu público alvo nas suas redes.
Pode parecer complicado, mas em redes sociais, como o Facebook e o Instagram, por exemplo, já existe a opção de pagamento por boleto bancário e você pode começar com um valor baixo, como R$ 10 por post que você deseja mais alcance.
Quer ajuda para fazer sua empresa crescer nas redes sociais? Fale com a gente!